• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Glossário

Zona de Pressão Negativa

(Sucção) acontece à sotavento (para onde o vento vai- lado oposto).

Zona de Pressão Positiva

Acontece na área à barlavento (direção de onde sopra o vento).

Zonas Bioclimáticas

O território brasileiro tem seu clima mapeado, dividido em 8 zonas bioclimáticas. Estas zonas tem relação com as características climáticas das diversas áreas do território, que não obedecem ao mapeamento político ou divisão em estados ou regiões econômicas.  A partir destes estudos e do seu respectivo mapa, pode se obter o clima de cada cidade, e relacioná-lo através de tabelas que indicam as estratégias e diretrizes construtivas bioclimáticas recomendadas para cada local, onde será projetada e construída uma edificação. O mapa do zoneamento bioclimático brasileiro compreende 8 diferentes zonas: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/projetos/normalizacao/Termica_parte3_SET2004.pdf

Zoneamento Bioclimático Brasileiro

A divisão do território brasileiro em oito zonas foi resultante da análise de dados climáticos obtidos entre 1931 a 1990. Esses dados foram classificados por meio da Carta Bioclimática de Givoni adaptada ao Brasil. O Zoneamento foi definido na NBR 15.220- Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social e apresenta cidades cujos climas foram classificados, segundo os parâmetros e condições de conforto para tamanho e proteção de aberturas (janelas), vedações externas (paredes e coberturas) e estratégias de condicionamento térmico passivo.

O mapa do zoneamento bioclimático brasileiro compreende 8 diferentes zonas:

http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/projetos/normalizacao/Termica_parte3_SET2004.pdf

Acesse também a publicação:

Eficiência Energética: Guia para Etiquetagem de Edifícios – Anexo. Checklist para aplicação do RTQ-C para as Zonas Bioclimáticas Brasileira.

O checklist permite acompanhar os requisitos obrigatórios para todos os itens abordados pelo Regulamento Técnico da Qualidade para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C).

http://www.mma.gov.br/component/k2/item/10546

Não encontrou sua resposta?

Envie sua dúvida pra gente