• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Perguntas Frequentes

O que é o Projeteee?

A plataforma Projeteee – Projetando Edificações Energeticamente Eficientes – apresenta dados de caracterização climática de mais de 400 cidades brasileiras, com indicação das estratégias de projeto mais apropriadas a cada região e detalhamentos da aplicação prática destas estratégias.

Quem criou a plataforma?

O Projeteee é resultado de uma contratação no âmbito Projeto “Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil” para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo PROCEL/Eletrobrás e a Universidade Federal de Santa Catarina, com o intuito de fortalecer a capacitação técnica e contribuir com referências para o desenvolvimento de projetos de edifícios eficientes.

O Projeto “Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil” tem o objetivo de influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas.

O Projeto é executado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal (MLF).

Para que serve a plataforma?

A plataforma Projeteee serve como local de consulta de informações teóricas e práticas, direcionadas tanto para profissionais que já integram a seus projetos a variável da eficiência energética, assim como para estudantes e profissionais que ainda buscam referências para internalizar elementos bioclimáticos em seus trabalhos.

O que significa mostrar a etapa de projeto na primeira página da plataforma?

A plataforma foi concebida para dar informações em duas etapas distintas do projeto. As primeiras análises devem ser feitas durante os Estudos Preliminares, pois nesta fase analisar o ambiente é determinante para avançar com um projeto eficiente.

Em um segundo momento, com o anteprojeto já definido, é hora de analisar os componentes construtivos e escolher equipamentos adequados ao clima local.

Quais etapas eu devo seguir para conseguir analisar minha cidade?

Aconselhamos aos usuários acessar o Tutorial e assistir ao vídeo informativo para entender como melhor utilizar a plataforma Projeteee.

Minha cidade não aparece na pesquisa de busca.

O Projeteee possui um banco de dados de 413 cidades brasileiras. Caso a sua cidade não se encontre listada na plataforma, procure por uma cidade próxima que tenha as mesmas características de latitude ou esteja na mesma zona bioclimática da sua cidade. Para mais informações sobre zoneamento bioclimático brasileiro acesse o site:

http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/projetos/normalizacao/Termica_parte3_SET2004.pdf

De onde vêm os dados climáticos apresentados na plataforma?

Os arquivos climáticos foram obtidos da base de dados disponibilizada pelo LabEEE.

http://www.labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos/inmet2016

Como é calculado o índice de aplicabilidade de uma estratégia bioclimática?

O índice de aplicabilidade é calculado de acordo com o percentual de horas do ano em que os dados de temperatura e umidade aparecem dentro dos limites definidos para cada estratégia, sobre a carta bioclimática de Givoni.

Categorias

Não encontrou sua resposta?

Envie sua dúvida pra gente